quinta-feira, 9 de julho de 2015

Venda de franquia de pizzas em expansão na região nordeste

Venda de franquia de pizzas em expansão na região nordeste, busca novos franqueados no estado do Maranhão.
- Conceito de ampliação modular;
- Royalties fixo;
- Sem cobrança de taxa de publicidade;
Para maiores informações:
(81) 3082-9446 (81) 99925-0118, contato@investornegocios.com.br 


Primeiro Workshop Internacional para o Desenvolvimento Portuário e do Transporte Marítimo em São Luís/MA

Amigos, boa tarde, recebi este convite do meu amigo e professor Sérgio Cutrim e vejo como super importante a divulgação, compartilhamento e participação de todos os administradores, economistas, contabilistas, engenheiros e toda a sociedade como um instrumento de conhecimento e apropriação do tema para futuros debates e formação de opiniões.

Espero a participação de todos e parabéns Prof. Sérgio Cutrim pela iniciativa. Espero novas e mais discussões desta natureza e importância.

Obrigado. Adm. Pierre Januário.

============= x x x =============

CONVITE

Primeiro Workshop Internacional para o Desenvolvimento Portuário e do Transporte Marítimo em São Luís/MA


Convidamos toda a comunidade marítima e portuária e as pessoas interessadas a participarem do evento 1° Workshop Internacional para o Desenvolvimento Portuário e do Transporte Marítimo a ser realizado na Universidade Federal do Maranhão. O evento será aberto e gratuito. Não é necessário realizar inscrição previamente.

PROGRAMAÇÃO

Palestra: Transporte Marítimo num Mundo Globalizado
Dr. Ana Cristina Casaca (Portugal)
Ph.D. em Logística e Transporte Internacional pela University of Wales-Cardiff. Mestrado em Logística Internacional no Institute of Marine Studies pela University of Plymouth.
Diretora de Qualidade do Centro de Acostagens, Amarrações e Serviços Marítimos – ESPRIM, Consultora da Comissão Europeia para temas relacionados ao transporte marítimo e membro do Institute Chartered Shipbrokers (ICS) e da International Maritime Economists Association (IAME).

Palestra:  Governança Portuária: um panorama Brasileiro e Internacional
MSc Sérgio Sampaio Cutrim
Doutorando em Engenharia Naval pela USP. Professor da Universidade Federal do Maranhão. Fundador e Coordenador do Grupo de Estudos em Logística, Negócios e Engenharia Portuária – GELNEP. Coordenador das especializações em Gestão, Logística e Engenharia Portuária.

Palestra:   As operações logísticas da Granel Química na armazenagem de granéis líquidos no Maranhão, Piauí e Tocantins.
Silvio Lucio de Oliveira Aguiar
Engenheiro e Gerente Regional Norte/Nordeste da Granel Química

   Formatura dos alunos da especialização em Gestão Portuária da UFMA

ü     Lançamento do E-book “Tópicos Estratégicos Portuários – Vol. I”

 Local: UFMA, Campus Bacanga, Centro Pedagógico Paulo Freire, Mini auditório 209-210, asa sul, 2° andar.
Data: 16/07/2015.
Horário: 18:30


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Melhores resultados: Ordem e desordem em sua vida profissional


Desenvolver um novo produto serviço, abrir uma nova empresa, decidir morar em outra cidade, outro país… são alguns exemplos de mudanças que fazemos e que tem em comum um sentimento de desordem no status vivido, resultando assim em um profundo desejo de transformação, ou seja, a percepção da desordem, que nos causa incomodo, nos exige movimento e transformações na busca pela ordem.

Eu não conseguiria afirmar com exatidão se a afirmação é correta, mas lembro de um amigo, que em uma conversa de bar, filosofou comigo a seguinte frase, “Pierre, a ordem é apenas um ponto no caos...o universo é um caos”.

Hoje, olho o ambiente, e para todos os lados que vejo, de fato me deparo com a desordem, o caos, e em alguns casos, percebo que apesar do caos, existem sim, uma certa ordem, as vezes implícita, outras vezes forçada, por vezes delicada, mas ordem e desordem convivem juntas, harmoniosamente, buscando cada uma seu lugar. Uma não vive sem a outra, são interdependentes.

A necessidade, que cria novos produtos, serviços e ambientes , seria então, a força do ser humano para colocar ordem, em sua vida.

Me arriscaria dizer, sem querer ser filosofo ou um adepto da auto ajuda (não sendo porém contra), que o ser humano precisa sentir a desordem para desenvolver e produzir uma nova ordem.

Sob esta ótica, ordem e desordem não são inimigos ou adversário, mas tal qual o quente e o frio, a luz e a escuridão ou o doce e o amargo, a ordem e desordem se complementam harmoniosamente.

O primeiro passo em busca de um novo patamar de desempenho passa necessariamente pelo processo de investigação desse sentimento de 'desordem' interior, indicador de que algo está errado
(Alex Bonifácio. Pense Grande – Atitudes e valores de pessoas de alto desempenho. 2013)

Se você quiser ser um profissional com excelentes resultados, precisa perceber, reconhecer e entender o grau de desordem que o cerca, compreendendo também como buscar alternativas, caminhos para a ordem ou uma nova ordem, que leve à satisfação dos seres humanos presentes neste ambiente. Reconhecendo que o ser humano, assim como o universo, é complexo e precisará sim, de uma ordem que atenda suas necessidades, por vezes não percebida ainda.

Steve Jobs, Thomas Edison, Johannes Guttemberg, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Eiji Toyoda, Akio Morita... são alguns exemplos de pessoas que perceberam oportunidades aonde outros enxergaram apenas desordem e caos, e com isso mudaram para sempre nosso ambiente.

Antes de condenar um produto, serviço, processo ou ambiente que não lhe agrade ou não lhe atenda, busque compreender as motivações e necessidades envolvidas, talvez a percepção de um sistema em caos e sua transformação para um sistema ordenado possa ser uma boa oportunidade de crescimento pessoal, profissional ou uma excelente oportunidade de negócio.

Se para você tudo está sempre em total ordem ou em completa desordem, desconfie, pois tem algo errado ou com você ou no ambiente.




Adm. Pierre Januário. Mestre em Gestão de Empresas, MBA em Gerenciamento de Projetos, Especialista em Desenvolvimento Econômico Local e Gestão de Empresas.

Convite - Proposta de reestruturação do tráfego na Holandeses


MDIC lança edital para estimular projetos de pesquisa entre empresas brasileiras e francesas

Será que o Maranhão consegue emplacar algum projeto?

Fica o desafio aos acadêmicos de nosso Estado.

Adm. Prof. Pierre Januário.
------------------------------------------

 

 

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3&noticia=13850

MDIC lança edital para estimular projetos de pesquisa entre empresas brasileiras e francesas

18/06/2015

 

Brasília (18 de junho) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou hoje uma chamada pública para que empresas brasileiras e francesas apresentem projetos conjuntos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). 

 

O edital foi anunciado pelo Secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinicius de Souza, e pelo Vice-Diretor da Direção Geral das Empresas em nome do Ministério da Economia, Indústria e Setor Digital da França, Benjamin Gallezot, durante a abertura da 3ª edição do Grupo de Trabalho Brasil-França em Inovação, realizado no Rio de Janeiro. 

 

A III Reunião do GT Inovação reúne participantes governamentais brasileiros – MDIC, MRE, MCTI, BNDES, Apex-Brasil e ABDI – e franceses – Direção Geral das Empresas (DGE), BPIFrance, BusinessFrance – além de empresas e associações do setor de energia de ambos os países. 

 

O objetivo do programa é incentivar a criação de novas tecnologias a partir de projetos de P&D conjuntos. A proposta de cooperação deve envolver ao menos uma empresa de cada país, as quais deverão desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

 

Para participar do edital, as empresas devem manter um contato prévio, diretamente ou por intermédio do website do programa (www.brasilfranca.mdic.gov.br), para negociar o projeto de P&D e definir como será a divisão das tarefas e dos resultados que forem obtidos com a pesquisa, tanto em termos de propriedade intelectual quanto da produção e comercialização em si. 

 

Os projetos apresentados pelas empresas são avaliados por um Comitê Gestor, coordenado pela Secretaria de Inovação do MDIC e pela contraparte no país parceiro, e conta com especialistas de instituições como BNDES, FINEP, MCTI, MRE, ABDI e APEX. Os projetos aprovados pelos dois lados estarão aptos a receber recursos das agências de fomento dos dois países – no caso do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outras instituições governamentais de fomento. 

 

Os interessados em participar podem inscrever projetos voltados para os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Biotecnologia, Saúde, Energia, Petróleo e Gás e Cosméticos.   

 

A cooperação internacional para inovação é uma das prioridades da Secretaria de Inovação e do MDIC, pois é uma ferramenta para atingir vários objetivos como aumentar o investimento do setor privado em inovação, melhorar as políticas públicas de fomento à inovação, entre outros. Além disso, ao participar do programa, as empresas brasileiras têm acesso a novas tecnologias e novos conhecimentos, maior facilidade para acessar novos mercados e até mesmo para exportar para terceiros com o novo produto ou serviço desenvolvido. 

 

 

 



segunda-feira, 29 de junho de 2015

COMO APROVEITAR OS MOMENTOS DE CRISE



O momento atual do Brasil não é dos melhores. A economia apresente sinais nada positivos, redução do PIB, crescimento de inflação, aumento de juros, mais impostos, redução de vendas, dentre outras noticias nada animadoras para o mercado.

Passando por diversas cidades brasileiras litorâneas e turísticas, principalmente no nordeste tais como Aracaju, Fortaleza, Recife, Natal, São Luís, Salvador, sente-se um forte desaquecimento de setores como bares, restaurantes, hotéis e outros negócios voltados à este segmento.

Setores industriais, de serviços e comércio também sofrem muito com a redução da atividades econômica, no segmento industrial podemos citar alguns exemplos: alimentação, vestuário, eletro eletrônicos, linha branca e automóveis; no setor de serviços temos uma redução significativa em agencias de viagens, hotelaria, aluguel de carros, etc. No segmento de comércio, shoppings, centros comerciais de bairros e supermercados vem tendo reduções significativas de vendas.

Mas calma, não é o fim do mundo, nem é a primeira e nem será a ultima crise que viveremos. Muitas ainda virão e outras já se foram. É preciso aprender com as crises, entender o que foi feito no passado, o que deu certo e o que não deu, para que consigamos repetir os sucessos e evitar os mesmos erros.

Não fazer nada, ficar chorando ou colocar culpa nos outros, no governo, no mercado, no ministro, definitivamente não são as melhores alternativas, nem o melhor caminho. As condições ruins e difíceis estão presentes no ambiente para todos, é uma disputa mais acirrada, porém não devemos fugir dela, deve-se enfrentar e superar estes obstáculos.

No livro “Pai Rico Pai Pobre” de Roberto Kiosak, é citado o caso de sucesso na gestão de imóveis nos Estados Unidos, aonde investidores procuram adquirir casas, galpões e terrenos em momentos de crise econômica, se aproveitando assim de baixas no mercado, o objetivo era recuperá-los e aguardar o fim das crises para vender com altos lucros.

Essa é uma lição importante que devemos observar, ou seja, em momentos de crises, boas oportunidades aparecem no mercado de venda, bons ativos, mas que passam por dificuldades e seus proprietários atuais não apresentam liquidez suficiente para manutenção e operação deverão sair do mercado, ofertando-os com bons preços e propiciando boas chances de negociações.

Hotéis, bares, restaurantes, lojas, estoques, imóveis, fábricas, empresa de serviços, enfim, diversos ativos com a crise, deverão ser vendidos por preços convidativos, será então o momento de ir às compras, aproveitar o momento para realizar boas aquisições e se preparar para o fim da crise.

Como diria o ditado popular “não há chuva que passe, ferida que não sare, noite que não amanheça...”.

Durante a crise, apenas reclamar não ajuda, meu conselho é ficar atento ao mercado e aproveitar as boas oportunidades que certamente virão.

Por favor me diga como você planeja viver este momento de crise...






Adm. Pierre Januário. Mestre em Gestão de Empresas, MBA em Gerenciamento de Projetos, Especialista em Desenvolvimento Econômico Local e Gestão de Empresas.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Melhores resultados: faça o que gosta e seja feliz.

Certa vez, Leonardo da Vinci afirmou “Aqueles que não amam a vida, não a merecem”.  

Pois bem, aqueles que não amam seu trabalho, seus projetos, sua profissão não os merecem.

Já imaginou passar dez, vinte, trinta anos fazendo aquilo que você não gosta? Todos os dias acordar pensando que hoje será mais um dia frustrante?

Fazer o que você não gosta, durante tanto tempo, resultará problemas de depressão, frustração, desilusão, tantos "ãos" que acabarão com seu coração.

Se você quiser estar entre os melhores profissionais, entre as melhores pessoas é condição sine-qua-non gostar do que faz, amar as pequenas e grandes conquistas cotidianas.

Entre fazer uma coisa que gosta e ganhar um pouco menos ou uma que não gosta e ganhar um pouco mais, pense bem em suas escolhas e decida sempre pelo que gosta de fazer, por projetos que tragam satisfação, assim as segundas-feiras não serão nunca um calvário.

Você merece ser feliz e para ser um bom profissional é preciso amar a vida e ser feliz também.

Adm. Pierre Januário.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Best results: lift the lid of the pot and always do more and better

If you want different results, good and better results, you can not if you keep doing the same things or not doing anything.

This seems obvious, but many people do not think so and are just waiting, waiting and waiting.

My tip is to ... know-how, to do more every day, understand what has been done and learn from other experiences, with the experience of their elders.

In the kitchen, quality ingredients, recipe and cook experience are necessary elements for a good dish, adapting these rules to our lives, for good results we should pay attention to inputs and assumptions that we use, learn and improve our processes for better processes will bring better results and do more, always without fear of criticism.
Every time you will learn more and become an expert at what he does.

Remember to always raise the pot lid and look inside to assess, understand and correct each dish, as well as in their designs, improve a little every day, always more and on.

Adm. Pierre Januário.

domingo, 14 de junho de 2015

Melhores resultados: levante a tampa da panela e faça sempre, mais e melhor

Se você quiser ter resultados diferentes, bons e melhores, não conseguirá se continuar fazendo as mesmas coisas ou nada. 

Isso parece óbvio, mas muitas pessoas não pensam assim e ficam apenas esperando, esperando e esperando.

Minha dica é fazer..., saber fazer, fazer mais a cada dia, entender como já foi feito e  aprender com outras experiências, com a vivência dos mais velhos.

Na cozinha, ingredientes de qualidade, receita e experiência do cozinheiro são elementos necessários para um bom prato,  adequando estas regras à nossa vida, para bons resultados deveremos ter atenção aos insumos e premissas que iremos usar, aprender e melhorar nossos processos pois melhores processos trarão melhores resultados além de fazer cada vez mais, sem medo de críticas. 

A cada vez que você fizer alguma coisa, aprenderá mais e se tornará um especialista.

Lembre-se de sempre levantar a tampa da panela e olhar dentro para avaliar, entender e corrigir cada prato, assim como em seus projetos, melhore um pouco a cada dia, sempre mais e em frente.

Pierre Januário
Administrador, MSc. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios, Professor de Comércio Exterior / Finanças / Gestão de Projetos e Desenvolvimento Econômico Local.


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Como avaliar qualquer empresa em menos de 10 minutos: É hoje às 20hs!

Amigos, este tipo de palestra vale o investimento do tempo.
Recomendo.

-----------
Adm. Pierre Januário
Administração, Gestão de Negócios, Projetos e
Desenvolvimento Econômico Local
 
 
 

Oi, esse é um email de aviso da Aula Gratuita que vai acontecer esta noite às 20hs.


Quero explicar como será a dinâmica de hoje. Bom, nesta aula, você vai aprender 3 coisas:

  1. Como avaliar qualquer empresa em menos de 10 minutos sem precisar fazer cálculos complicados, e nem precisar da ajudar de outras pessoas
  2. Como identificar rapidamente quando estiver diante de uma boa oportunidade de investimento em ações (e evitar cair em armadilhas)
  3. Como calcular o valor intrínseco de uma ação usando a Fórmula de Graham, mentor de Warren Buffett. 

Depois, vou entregar o Bônus que prometi e revelar uma Surpresa Imperdível… E por fim abrirei para perguntas e respostas.


Lembre-se que para assistir a aula, você deve clicar no link abaixo:


Aula Gratuita AO Vivo dia 11 de junho às 20hs


Te vejo lá!

 

Um abraço,

André Fogaça