domingo, 1 de junho de 2014

Crescer ou morrer: a competição entre a formiga e o elefante / Grow or die: the competition between the ant and the elephant



Não é fácil..., muitas pessoas se colocarão contra..., muitos obstáculos à serem superados... mas é necessário, crescer é o único caminho.

Se você tem uma micro ou pequena empresa, fique atento, pois o mercado não perdoa, não espera e não facilita.

Vejamos o exemplo do desafio presente da acirrada competição entre empresas gigantes e o comercio da esquina, apresento alguns exemplos:

(a) Caso Casino – a saída de Abílio Diniz como controlador do Pão de Açúcar ficando o grupo Casino (francês), responsável pela operação da empresa no Brasil;
(b) Walmart (entrou no Brasil com marca própria, depois comprou o grupo Bom Preço de Pernambuco, hoje operando em todo o Brasil); e
(c) Amazon.com - já em operação no Brasil, em todos os computadores do País, com site em nossa língua pátria.

Estes grandes palyers (competidores globais e líderes de mercado) já estão disputando, tanto no mundo real quanto no mundo virtual, com as lojas de nossas esquinas e feiras, em todas as nossas pequenas, médias e grandes cidades, por clientes cada vez mais conectados. É um movimento real, atual e presente. Não tem como fugir.

Os elefantes estão aprendendo à serem formigas.

Fenômenos como este pode ser explicado pela formação de blocos econômicos (União Europeia, NAFTA, MERCOSUL, APEC, dentre outros...), mercados comuns e zonas de livre comércio, que  acirra a competição por mercados globais e locais, levando as empresas à migrarem de operações locais, para nacionais, depois globais até se tornarem transnacionais, competindo assim, com uma força descomunal nos diversos países em que atuam, não são mais empresas globalizadas que irão competir entre si, no âmbito local estas empresas se transforam em operações locais nacionais, com uma perfil local mas estratégias de compras mundiais.

Não poderia esquecer também os diversos ciclos de crises mundiais que fecham mercados em países e obriga as empresas à buscarem novas praças para vender seus produtos e serviços.

Na minha opinião é crescer ou morrer, ser profissional, buscar enfrentar os concorrentes também em seus mercados, inovar, associar, inventar, controlar custos, compreender as necessidades dos clientes, antecipar tendências, avaliar indicadores, brigar por um ambiente local de negócios mais competitivo...

A abertura econômica é assim, quem não for rápido e ter capacidade de adaptação irá ficar pelo caminho, comido pelos vermes da incompetência, lentidão, burocracia. Apenas os fortes sobrevivem.

Temos muita coisa por fazer.
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Grow or die : the competition between the ant and the elephant

It's not easy ... many people will stand against ... many obstacles to overcome ... but it is necessary , is the only way to grow .

If you have a micro or small enterprise , stay tuned , because the market does not forgive, do not hold and does not facilitate .

Take the example of this challenge of fierce competition between giant corporations and trade the corner , I present a few examples :

( a) If Casino - the output of Abilio Diniz as the Sugarloaf driver getting the Casino ( French) group , responsible for the operation of the company in Brazil ;
( b ) Walmart ( entered Brazil under its own brand , then bought the group Good Price of Pernambuco , today operating throughout Brazil ) ; and
( c ) Amazon.com - already operating in Brazil , on all computers in the country with our website in the vernacular .

These great palyers ( global competitors and market leaders ) are already playing in both the real world and the virtual world , with the corners of our shops and fairs , in all our small , medium and large cities, customers increasingly connected . It is a real , current, and this movement. Can not escape .

Elephants are learning to be ants .

Phenomena like this can be explained by the formation of economic blocs ( EU , NAFTA , MERCOSUR , APEC , among others ... ) , common markets and free trade areas , which intensifies the competition for global and local markets , leading companies to migrate local operations to national , then global to become transnational , thus competing with a tremendous force in the various countries in which they operate , are not most globalized companies that will compete against each other at the local level these companies transforam in local operations national , but with a local profile international procurement strategies .

There could also forget the many cycles of global crises closing markets in countries and forces companies to seek new markets to sell their products and services .

In my opinion it's grow or die , be professional , seek also face competitors in their markets , innovate , associate , invent , control costs , understand customer needs , anticipate trends , evaluating indicators , fighting for a more competitive local business environment ...

Economic openness is so, who is not fast and have the ability to adapt will fall by the wayside , eaten by worms incompetence , slowness , bureaucracy. Only the strong survive.


We have a lot to do.

Adm. Pierre Januário
Sócio diretor da i3Projetos, Planejamento, Consultoria e Gestão (www.i3projetos.com), Investor Negócios (www.investornegocios.com.br). Administrador, Me. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios.

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