domingo, 23 de agosto de 2015

Melhores resultados: atenção para a resolução dos problemas


Na busca por melhores resultados e resolução de problemas em nosso dia-a-dia, as vezes perdemos a direção, o caminho, a atenção, o foco.  São tantas influências e interesses que o caminho para o sucesso, para a felicidade se torna incerto e obscuro, perdemos então o caminho.

Este sentimento de desespero e tristeza, causado pela perda do mapa, trará como algumas consequências prejudiciais a angústia, incertezas, trabalhos desnecessários e muita perda de tempo. É aquela percepção de andar, correr e não sair do lugar. Os hospitais hoje estão cheios de pessoas com problemas cardíacos, hipertensos e depressivos que perderam o caminho e não conseguiram chegar lá, porque não sabiam aonde chegar e por isso ficaram apenas correndo desesperadamente.

Esta situação me lembra a parábola do guardião e mestre do templo zen, que precisava escolher um substituto, então selecionou três de seus melhores discípulos, apresentou a eles um belo vaso com uma rosa vermelha muito perfumada e lhes disse, “eis o problema, aquele que resolvê-lo será o escolhido”, então eles pensaram, avaliaram e após muita reflexão um dos discípulos levantou-se, pegou o jarro e jogou ao chão quebrando-o. Disse então o mestre ao discípulo “você foi o escolhido”.

Essa breve parábola nos mostra que, independente do problema, deve-se manter o foco a atenção na resolução do problema, o caminho deve ter um fim, a estrada não deve ser o fim e sim o meio, a resolução do problema deve ser o fim.  Quando as pessoas perdem a noção dessa realidade, a noção da necessidade de resolução dos problemas, então o caminho estará perdido e é preciso reflexão para focar novamente na resolução do problema.

Minha dica é, olhe em frente, invista suas energias para a resolução do problema e não apenas no caminho, identifique o problema e resolva-o.



Adm. Pierre Januário.

Um comentário:

Manu disse...

Pierre, parabéns pela reflexão!
Considero um exemplo de liderança.