segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Melhores resultados: trabalhe além do dinheiro


Em meu dia a dia converso com diversas pessoas, alunos, profissionais, empreendedores e sempre que possível pergunto a eles coisas do tipo: o que querem fazer no futuro? querem trabalhar onde? fazer o quê ? E a resposta que escuto em grande parte é a mesma, “quero ganhar muito dinheiro”, “vou fazer algo que me dê muito dinheiro” ou “vou fazer um concurso para ganhar bem”. Os mais velhos me perguntam, o que está dando dinheiro? Qual negócio está retornando mais dinheiro?

Percebo então, que em todos estes casos o foco é apenas no dinheiro, receber mais dinheiro, a busca pelo “vil metal”.

Não quero com este breve artigo passar a ideia aos leitores que o dinheiro seja ruim ou não seja importante, ou ainda que as pessoas não devam buscá-lo, pelo contrário, defendo que os negócios, as empresas devem buscar sempre o lucro e as pessoas precisam ter uma visão de respeito, sabedoria e equilíbrio na administração de seus recursos financeiros.

Porém vejo um problema quando o foco das pessoas é apenas no dinheiro, quando elas desenvolvem seus trabalhos e projetos, pessoais e profissionais pensando apenas no dinheiro, quando elas esperam receber apenas uma boa recompensa financeira pelo trabalho individual ou desenvolvimento em equipe, sem considerar outras alternativas de retorno.

Pesquisas demonstram que quando pessoas e equipes se concentram demasiadamente no dinheiro como recompensa pelos trabalhos, a qualidade e a criatividade nestes trabalhos apresentam resultados menos satisfatórios.

Importantes nomes das artes, negócios e outras áreas construíram grandes e belíssimas obras, organizações de sucesso e grandes projetos, não apenas pelo dinheiro, mas porque acreditavam que suas ideias, produtos e serviços eram diferentes e melhores, acreditavam que poderiam mudar o mundo. Leonardo da Vinci, Einstein, Steve Jobs são alguns exemplos de grandes nomes que não trabalharam apenas por dinheiro, mas por um ideal maior de transformar e deixar uma marca definitiva no universo, e conseguiram.

Não faz sentido para mim, as pessoas trabalharem 20, 30, 40 anos fazendo algo que não gostam, apenas para ganharem mais dinheiro, ou esperando o tempo de aposentadoria para então iniciar a vida. Por que não começar a viver agora, já, neste exato momento?

Para que seus resultados e seu desempenho profissional sejam melhores, a motivação precisará vir de dentro de você, como dois jovens namorados, você precisa se apaixonar perdidamente pelo que faz, e fazer com prazer, com alegria, acreditando em seu projeto, buscando fazer o melhor, da melhor forma, do melhor jeito, com vontade e euforia.

Minha dica é: deixe sua marca no mundo, melhore o planeta, entregue para a sociedade o melhor produto ou serviço que você possa fazer e faça aquilo que goste, assim você ganhará mais dinheiro sendo feliz.

2 comentários:

Manu disse...

Adorei a reflexão realista, entusiasmada e motivadora.

Unknown disse...

Ótimo texto, trabalhar fazendo o que gosta é muito satisfatório, o dinheiro neste caso não é o fator mais importante.