segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Melhores resultados: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado

Joana chegou a um mês em seu trabalho novo, veio transferida de outra empresa, em outra cidade. Participou de um processo seleção para este novo emprego. Tinha esperança que as coisas seriam diferentes, melhores.  Marcado o dia para iniciar no novo trabalho lá estava Joana, sendo apresentada para a nova equipe com quem iria trabalhar, primeiro dia, primeiras impressões e tudo ocorre sem problemas, todos colaborando.

A partir do segundo dia e em diante, Joana começa a perceber um certo distúrbio no ambiente, palavras mais rudes de vez em quando, respostas “atravessadas” e monossilábicas, o ambiente começa a ficar pesado, a tentativa de busca de equilíbrio pela Joana é combatida e questionada por alguns membros da equipe, que passam a agredir e questionar todas as ações de Joana e para piorar ela fica sabendo que membros da equipe estão falando mal dela pelas costas.

E agora? O que fazer? Como sair desta situação?

Essa história de ficção, poderia ser a história de qualquer pessoa em seus respectivos ambientes de trabalho, poderia ser mais uma história, porém é um exemplo para chegar ao real motivo para escrever este pequeno artigo.

Apesar de tudo isso, o que se espera de um profissional maduro é a busca do equilíbrio, minha mãe dizia que “não se deve fazer aos outros o que você não gostaria que fizessem com você”, logo, não adianta agredir, bater ou gritar. É preciso sempre, buscarmos fazer o bem, como diria outro amigo meu, “dê um sorriso e siga em frente...”. Movimentos mais bruscos só trarão mais desequilíbrios e atritos ao ambiente, irradiando a discórdia e prejudicando ainda mais o ambiente de trabalho.

A pessoa ou pessoas que sempre buscam o conflito no local de trabalho, possuem sérios problemas e frustrações que precisam ser diagnosticados e tratados até perceberem que estes comportamentos não agregam ao ambiente. Em algum momento seus superiores perceberam ou já percebem que a liderança deste time não poderá ser exercida por alguém que não busca a paz, que busca apenas a guerra.

Bons profissionais, os melhores profissionais, sempre escolhem o caminho da paz, da colaboração, do equilíbrio, eles ajudam e se permitem serem ajudados, com humildade e alegria. Trabalhar em um ambiente feliz aumenta a produtividade. O importante é buscar a felicidade, o importante é ser feliz.

Minha dica: sejas feliz no trabalho, com um sorriso, com a verdade, com equilíbrio, com paz, fazendo a coisa certa, o que tem de ser feito e sempre buscando a harmonia. Trate as pessoas como você gostaria que fosse tratado.


Pierre Januário.

Um comentário:

Arthur Heineck disse...

Legal, Prof. Pierre. Texto bom. Tenho uma frase que me norteia também: "o certo é o certo mesmo que ninguém esteja fazendo". Seguir em frente buscando a harmonia do ambiente não é fácil, mas é o certo, então vamos em frente!
Um abraço!