segunda-feira, 6 de julho de 2015

Melhores resultados: Ordem e desordem em sua vida profissional


Desenvolver um novo produto serviço, abrir uma nova empresa, decidir morar em outra cidade, outro país… são alguns exemplos de mudanças que fazemos e que tem em comum um sentimento de desordem no status vivido, resultando assim em um profundo desejo de transformação, ou seja, a percepção da desordem, que nos causa incomodo, nos exige movimento e transformações na busca pela ordem.

Eu não conseguiria afirmar com exatidão se a afirmação é correta, mas lembro de um amigo, que em uma conversa de bar, filosofou comigo a seguinte frase, “Pierre, a ordem é apenas um ponto no caos...o universo é um caos”.

Hoje, olho o ambiente, e para todos os lados que vejo, de fato me deparo com a desordem, o caos, e em alguns casos, percebo que apesar do caos, existem sim, uma certa ordem, as vezes implícita, outras vezes forçada, por vezes delicada, mas ordem e desordem convivem juntas, harmoniosamente, buscando cada uma seu lugar. Uma não vive sem a outra, são interdependentes.

A necessidade, que cria novos produtos, serviços e ambientes , seria então, a força do ser humano para colocar ordem, em sua vida.

Me arriscaria dizer, sem querer ser filosofo ou um adepto da auto ajuda (não sendo porém contra), que o ser humano precisa sentir a desordem para desenvolver e produzir uma nova ordem.

Sob esta ótica, ordem e desordem não são inimigos ou adversário, mas tal qual o quente e o frio, a luz e a escuridão ou o doce e o amargo, a ordem e desordem se complementam harmoniosamente.

O primeiro passo em busca de um novo patamar de desempenho passa necessariamente pelo processo de investigação desse sentimento de 'desordem' interior, indicador de que algo está errado
(Alex Bonifácio. Pense Grande – Atitudes e valores de pessoas de alto desempenho. 2013)

Se você quiser ser um profissional com excelentes resultados, precisa perceber, reconhecer e entender o grau de desordem que o cerca, compreendendo também como buscar alternativas, caminhos para a ordem ou uma nova ordem, que leve à satisfação dos seres humanos presentes neste ambiente. Reconhecendo que o ser humano, assim como o universo, é complexo e precisará sim, de uma ordem que atenda suas necessidades, por vezes não percebida ainda.

Steve Jobs, Thomas Edison, Johannes Guttemberg, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Eiji Toyoda, Akio Morita... são alguns exemplos de pessoas que perceberam oportunidades aonde outros enxergaram apenas desordem e caos, e com isso mudaram para sempre nosso ambiente.

Antes de condenar um produto, serviço, processo ou ambiente que não lhe agrade ou não lhe atenda, busque compreender as motivações e necessidades envolvidas, talvez a percepção de um sistema em caos e sua transformação para um sistema ordenado possa ser uma boa oportunidade de crescimento pessoal, profissional ou uma excelente oportunidade de negócio.

Se para você tudo está sempre em total ordem ou em completa desordem, desconfie, pois tem algo errado ou com você ou no ambiente.




Adm. Pierre Januário. Mestre em Gestão de Empresas, MBA em Gerenciamento de Projetos, Especialista em Desenvolvimento Econômico Local e Gestão de Empresas.

Nenhum comentário: