segunda-feira, 29 de junho de 2015

COMO APROVEITAR OS MOMENTOS DE CRISE



O momento atual do Brasil não é dos melhores. A economia apresente sinais nada positivos, redução do PIB, crescimento de inflação, aumento de juros, mais impostos, redução de vendas, dentre outras noticias nada animadoras para o mercado.

Passando por diversas cidades brasileiras litorâneas e turísticas, principalmente no nordeste tais como Aracaju, Fortaleza, Recife, Natal, São Luís, Salvador, sente-se um forte desaquecimento de setores como bares, restaurantes, hotéis e outros negócios voltados à este segmento.

Setores industriais, de serviços e comércio também sofrem muito com a redução da atividades econômica, no segmento industrial podemos citar alguns exemplos: alimentação, vestuário, eletro eletrônicos, linha branca e automóveis; no setor de serviços temos uma redução significativa em agencias de viagens, hotelaria, aluguel de carros, etc. No segmento de comércio, shoppings, centros comerciais de bairros e supermercados vem tendo reduções significativas de vendas.

Mas calma, não é o fim do mundo, nem é a primeira e nem será a ultima crise que viveremos. Muitas ainda virão e outras já se foram. É preciso aprender com as crises, entender o que foi feito no passado, o que deu certo e o que não deu, para que consigamos repetir os sucessos e evitar os mesmos erros.

Não fazer nada, ficar chorando ou colocar culpa nos outros, no governo, no mercado, no ministro, definitivamente não são as melhores alternativas, nem o melhor caminho. As condições ruins e difíceis estão presentes no ambiente para todos, é uma disputa mais acirrada, porém não devemos fugir dela, deve-se enfrentar e superar estes obstáculos.

No livro “Pai Rico Pai Pobre” de Roberto Kiosak, é citado o caso de sucesso na gestão de imóveis nos Estados Unidos, aonde investidores procuram adquirir casas, galpões e terrenos em momentos de crise econômica, se aproveitando assim de baixas no mercado, o objetivo era recuperá-los e aguardar o fim das crises para vender com altos lucros.

Essa é uma lição importante que devemos observar, ou seja, em momentos de crises, boas oportunidades aparecem no mercado de venda, bons ativos, mas que passam por dificuldades e seus proprietários atuais não apresentam liquidez suficiente para manutenção e operação deverão sair do mercado, ofertando-os com bons preços e propiciando boas chances de negociações.

Hotéis, bares, restaurantes, lojas, estoques, imóveis, fábricas, empresa de serviços, enfim, diversos ativos com a crise, deverão ser vendidos por preços convidativos, será então o momento de ir às compras, aproveitar o momento para realizar boas aquisições e se preparar para o fim da crise.

Como diria o ditado popular “não há chuva que passe, ferida que não sare, noite que não amanheça...”.

Durante a crise, apenas reclamar não ajuda, meu conselho é ficar atento ao mercado e aproveitar as boas oportunidades que certamente virão.

Por favor me diga como você planeja viver este momento de crise...






Adm. Pierre Januário. Mestre em Gestão de Empresas, MBA em Gerenciamento de Projetos, Especialista em Desenvolvimento Econômico Local e Gestão de Empresas.

Nenhum comentário: