domingo, 6 de julho de 2014

Empreendedores: Precisamos de vocês

(Adm. Pierre Januário)



Nosso País é grande, cheio de oportunidades, maior que muitos europeus e mais que muitos americanos, somos a oitava maior economia. Um dos sonhos dos brasileiros é ser dono do próprio negócio, dono de sua própria empresa, senhor de sua vida.

Empreender, é um dos caminhos que leva as pessoas a realizarem este sonho.

De acordo com o relatório do GEM (Global Entrepreneurship Monitor - http://www.gemconsortium.org), 13 em cada 100 brasileiros adultos estão envolvidos com o empreendedorismo do próprio negócio, estão conduzindo, gerenciando, promovendo suas próprias empresas, sejam através da abertura de novos negócios ou comprando uma empresa em funcionamento.

Não é fácil, não é um mar de rosas, o ambiente é agressivo, os governos não ajudam, o mercado é exigente, a carga tributária é pesada, o crédito é caro, a burocracia paralisa, o custo é alto, e a solidão devora...mas para o bem das famílias, dos Municípios, dos Estados e do País é necessário vencer todos os desafios. Empresas pagam impostos, empregam pessoas e são fundamentais no desenvolvimento econômico de qualquer cidade.

Entre os diversos erros cometidos pelos novos e antigos empreendedores aponto quatro principais:

·         Não pensam grande, perdem oportunidades ao não se preparem para os grandes e bons negócios;

·         Procuram recursos financeiros em locais errados, para pessoas e investidores inadequados, não conseguem formatar e apresentar suas ideias, perdendo assim tempo e mais dinheiro;

·         Centralizam e sufocam. Para crescer é preciso delegar, montar e confiar na equipe, sem gente, nenhuma empresa consegue crescer; e

·         Esquecem que é preciso vender, que ganharão dinheiro com a venda, ao longo do caminho são tantos problemas, incêndios e desafios que esquecem do desafio maior, vender. Todas as demais questões são acessórias, o que garantirá a sobrevivência do negócio é a venda dos produtos ou serviços.


Minha dica aos empreendedores, observem constantemente esses quatro problemas e fiquem atentos para não caírem nessas armadilhas, precisamos que vocês transformem pequenos negócios em grandes empresas.

Aos empreendedores, força, energia e perseverança para prosperarem.


Adm. Pierre Januário
4175-CRA MA, Presidente do Sindicato dos Administradores do Maranhão – SINADMA (www.sinadma.org.br), Sócio diretor da i3Projetos, Planejamento, Consultoria e Gestão (www.i3projetos.com), Investor Negócios (www.investornegocios.com.br). Administrador, Me. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios.

Nenhum comentário: