domingo, 31 de março de 2013

A construção e gerenciamento de Projetos Públicos Sustentáveis


Por: Prof. MSc. Adm. Pierre Januário. São Luís/MA, 30 de Março de 2013.

Tem-se falado muito de “Projetos Sustentáveis” de “Desenvolvimento Econômico Local” e de “Melhoria da Qualidade de Vida”, mas para que um projeto seja classificado desta natureza, vários itens precisam ser atendidos pelos agentes elaboradores e executores.

Dentre estes, destaco a necessidade envolvimento da sociedade na concepção dos projetos e na identificação das demandas mais emergenciais, os poderes públicos responsáveis pela execução destes projetos precisam escutar e envolver a sociedade em todos os momentos dos projetos, deste a sua concepção até sua execução, monitoramento, avaliação e encerramento dos trabalhos.

Um dos riscos da negligência deste contato/relacionamento é atender demandas legitimas, porém, não relacionadas com a melhoria da qualidade de vida da população mais carente e em condição de risco social que demandem uma maior atenção do poder público.

As análises destas realidades exigem profissionais de conhecimentos distintos, amplos e conectados com os diversos ambientes que os cercam, tais como: mercados financeiros, marcos legais, tecnologia, macroeconomia, saúde, saneamento, educação e dentre outros...

Estes profissionais devem construir diagnósticos que consigam apontar caminhos e alternativas alinhadas com as demandas das comunidades e aos critérios técnicos que as soluções exigem, logo, não são apenas Assistentes Sociais e Engenheiros, mas também Administradores, Economistas, Contabilistas, Geógrafos, Ambientalistas, Arquitetos, Advogados, Jornalistas, Sociólogos, Pedagogos, Médicos, Enfermeiros, Historiadores..., capazes de conectar conteúdos, realidades, desejos e necessidades diferentes com um fim comum de melhorar, sustentar e desenvolver.

Outros itens também precisam estar presentes, como: transparência, prestação de contas, desenvolvimento de fornecedores locais, otimização de recursos financeiros, aproveitamento de vocações, alinhamento estratégico, dentre outros, no entanto esta breve análise considera como um fator primordial a capacidade, desenvolvimento e manutenção da comunicação dos gestores públicos e técnicos com a sociedade/comunidade local impactada pelos projetos, na certeza de construir um mundo melhor.


No vídeo abaixo apresento uma breve análise sobre o tema:

Prof. MSc. Adm. Pierre Batista Moraes Januário
Administrador, MSc. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios, Professor de Comércio Exterior / Finanças / Gestão de Projetos e Desenvolvimento Econômico Local.

Nenhum comentário: