terça-feira, 20 de abril de 2010

Mapa online permite visualizar financiamentos do BNDES em todo o País

Essa ferramenta é fantástica, vale conhecer.
abraços.
Pierre Januário.
=======================================
Mapa online permite visualizar financiamentos do BNDES em todo o PaísIniciativa da Plataforma BNDES, internautas podem deixar informações sobre impactos sociais, econômicos e ambientais de empreendimentos que têm financiamento público

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) colocou nesta quarta-feira (14) na internet o "Mapa Interativo de Projetos Apoiados pelo BNDES" (veja em: http://www.plataformabndes.org.br/mapas/).


Hospedado no site da Plataforma BNDES (conjunto de organizações que monitoram socialmente o banco e pressionam por sua democratização, entre elas o Ibase), o Mapa permite visualizar informações sobre mais de 500 (até o momento, já que a atualização será permanente) projetos financiados pelo BNDES em todo o país, desde 2006. A busca pode ser feita por "tipos de projeto" (como "etanol", "unidade hidrelétrica", entre outros), mas também por localização e valor da operação. É possível visualizar, ainda, áreas indígenas e áreas de proteção ambiental próximas aos empreendimentos. E na seção "Sua voz", os internautas podem registrar informações sobre cada um dos financiamentos, especialmente possíveis impactos sociais, econômicos e ambientais gerados.

"Diversos empreendimentos financiados pelo BNDES, em setores como mineração, siderurgia, etanol, hidrelétricas, entre outros, causam impactos negativos para as populações dos territórios afetados. No longo prazo, o mapa nos ajudará a dimensionar o conjunto destes problemas, bem como a pressionar para que o banco reveja seus critérios ao liberar certos financiamentos", diz Eugênia Motta, pesquisadora do Ibase.

Os dados do Mapa são retiradas do próprio site do BNDES, bem como de seus relatórios e informes.


Redação Ibase
Envolverde, 16/04/10
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Nenhum comentário: