segunda-feira, 26 de maio de 2014

Acontece em Imperatriz o Workshop "O Administrador do futuro: valorizando a profissão do Administrador" com a presença do SINADMA

Acontece no próximo dia 06 de junho, na cidade de Imperatriz, um Workshop com o tema: "O Administrador do Futuro - Valorizando a profissão do Administrador". O evento, que será realizado no auditório da Faculdade FAMA, a partir das 19h, foi definido pelos profissionais, coordenadores, professores e estudantes de Administração, em conjunto com os vereadores do município, durante a Audiência Pública que aconteceu dia 09 de maio na Câmara Municipal de Imperatriz.

A programação do Workshop contará com um Mini-curso sobre a "Responsabilidade Técnica do Administrador", que será ministrado pelo Adm, Gabriel Medeiros (Coordenador Fiscal CRA-MA); com a Palestra "O Administrador do Futuro" ministrada pelo Adm. Ricardo Carreira (Conselheiro e Diretor de Fiscalização CRA-MA),  e uma Mesa Redonda para discussão sobre a Valorização do Administrador, com a participação de representantes do CRA-MA, do Presidente do Sindicado dos Administradores do Maranhão - SINADMA o Adm. Pierre Januário, Vereadores, Administradores, Representante da Prefeitura Municipal e Coordenadores de Cursos de Graduação.


As inscrições serão feitas mediante a doação de 01 lata de leite em pó que deverá ser entregue no credenciamento. As reservas de vagas poderão ser feitas através do email craimperatriz@gmail.com ou pelo telefone (99) 3524-3509 (de segunda a sexta, das 8h às 14h.



quinta-feira, 8 de maio de 2014

“Investor Negócios” confirma parceria para oferta ao mercado local de diversas franquias e novas empresas

Pierre Januário (Diretor Investor Negócios) com André Cunha e Patricia Manzalli
(Diretores da Urbanity Comercializadora e SACS Consultoria)

na assinatura da parceria em São Paulo

Foi assinado em São Paulo, no último dia 07/05/2014, contrato de parceria entre as empresas Investor Negócios, Urbanity Comercializadora e SACS Consult, estando disponível agora, no mercado do Maranhão, diversas opções para investimento em novos negócios, franquias em shoppings e rua, algumas franquias que estarão sendo comercializada são Big X Picanha, Denny Tennis, Di Santinni, Havaianas, Odonto Company, Livraria Nobel e Oi Celulares. Agora os investidores interessados terão um canal de atendimento e comercialização em São Luís, diminuindo os custos para identificação das oportunidades, contando ainda com um time especializado para avaliar e apoiar todas as etapas do negócio, seleção do ponto, projeto de viabilidade econômica financeira, captação dos recursos e intermediação de negociação com franqueadores.

Com esta parceria objetivamos profissionalizar o atendimento, além de diminuir o tempo para abertura das empesas locais, bem como garantir que as opções de empresas mais adequadas ao perfil de cada investidor seja de fato colocada no mercado, aumentando assim as possibilidades de retornos financeiros positivos...” afirmou o sócio diretor da Investor Negócios o Adm. Pierre Januário. 

De acordo com André Cunha, diretor da Urbanity, “procurávamos uma empresa parceria que conseguisse atender nossos critérios de qualidade e profissionalização no atendimento de investidores no Norte e Nordeste do Brasil e a parceria com a Investor Negócios, transfere esse ar local aos nossos serviços, sempre com seriedade e competência, todos ganham...”.

As primeiras oportunidades poderão ser conhecidas pelo site www.investornegocios.com.br ou agendando reunião pelo email contato@investornegocios.com.br já na segunda quinzena de maio.

Sobre a Investor Negócios:

A Investor Negócios é uma empresa especializada na intermediação de compra e venda de empresas. Nossa missão é “Entregar aos clientes oportunidades de aquisição de empresas em funcionamento adequadas ao seu perfil de investimentos com transparência na negociação, tratamento ético e profissional”.

Formada por Administradores, Contadores, Gestores de Projetos e com parceiros na área Jurídica, a Investor Negócios é uma empresa que se dedica a fusões e aquisições, no que tange ao aconselhamento de organizações e empresários na avaliação, compra ou venda de empresas. Para isso, faz avaliações, diagnósticos e orienta os clientes, sempre prezando os melhores negócios, além de buscar os melhores resultados através do trabalho pautando-se pelos princípios da ética, moralidade, impessoalidade, transparência e sigilo.

Sobre a Urbanity Comercializadora:

Atua na comercialização – locação e venda - de lojas para os principais fundos de comércio de varejo e franquias do país, tais como Shopping Centers, Strip Malls, Outlets, Galerias, Hipermercados, Centros comerciais, aeroportos, rodoviárias e complexos mixed-use, bem como em pontos localizados em ruas comerciais das principais cidades do Estado de São Paulo.

No âmbito nacional atua na comercialização de quiosques, lojas, espaços e merchandising em Shopping Centers novos (lançamentos e em construção) e/ou que estejam em operação e precisem renovar seu mix, apresentação de franquias a eventuais candidatos locais.

Além disso, trabalha junto aos departamentos de expansão e novos negócios das redes de varejo e franquias otimizando o desenvolvimento de projetos personalizados para cada modelo de atividade empresarial.

Sobre a SACS Consult:
Com 25 anos de consultoria no mercado, é especialista em planejamento, desenvolvimento, implantação e gestão de Shopping Centers.
Parcerias de extremo sucesso resultaram em mais de 100 clientes espalhados por toda América Latina e África.
O mercado de Shopping Centers pode contar com um dos mais completos grupos de consultoria, somos aptos a exercer todas as atividades necessárias para implantar um Shopping Center.

Maiores informações:
+55 (98) xx 9608-0666, Oi 
+55 (98) xx 8163-4384, Tim 
contato@investornegocios.com.br

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Faça uma empresa para prosperar e durar

As empresas devem ser formadas para durar, para prosperar, para crescer, gerar empregos e lucro. Aos empresários e administradores, cabem sua condução e liderança, trilhando os caminhos tortuosos e difíceis do mercado. Nada será fácil, nada será simples, visto que o ambiente de negócios no Brasil é um desafio monstruoso à ser vencido no cenário da Globalização. Os concorrentes estão em toda a parte do mundo (principalmente na China), a mão-de-obra local é deficitária, a carga e política tributária são fatores desmotivadores (para não usar outros adjetivos mais fortes), porém, apesar de todo esse cenário, devemos planejar e agir buscando sempre o crescimento e prosperidade dos negócios, uma estratégia para isso é profissionalizar a gestão através da formação, captação e promoção de talentos, ações e metas de longo prazo e planejamento contínuo. Ajude o mundo, faça uma empresa para prosperar e durar.  (Prof. Adm. Pierre Januário, São Paulo/SP, 07 de Maio de 2014)

Justiça com as próprias mãos: não somos bárbaros

Sempre fui contra essa onda de fazer justiça com as próprias mãos, sempre fui contra argumentos do tipo, "e se fosse seu filho? e se fosse alguém de sua família? ...".
Sempre defendi o cumprimento da justiça e do estado de direito, o cumprimento das leis, isso diante de professores, profissionais, amigos, família e desconhecidos, em churrascos, festas e na mesa de bar.
Fazer justiça com as próprias mãos é nos colocar no mesmo patamar dos criminosos, mas não somos, somos sim cidadãos, e como tal, devemos cumprir as leis e respeitar o próximo.
Nosso direito termina quando começa o direito do próximo.
Espero que as pessoas que antes defendiam essa tese estapafúrdia de justiça com as próprias mãos, pensem sobre isso, mudem de opinião pois quem faz justiça com as próprias mãos também será um criminoso.
Ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa, e o crime, mesmo comprovado, não transfere esse direito à ninguém. Não somos bárbaros.


domingo, 27 de abril de 2014

PRECISAMOS SER MAIS

Após ter que paralisar minha carreira no magistério, por problemas de saúde, tenho viajado para diversas partes do Brasil, atuando em projetos de investimento na iniciativa privada, cidades pequenas, médias e grandes.

Nestas andanças percebo os passos largos que ainda devemos dar em direção da melhoria de nossa Cidade, São Luís e de nosso grandioso Estado, o Maranhão.

Quando participei de algumas discussões sobre as estratégias de desenvolvimento do Estado e da Cidade de São Luís, em fóruns promovidos pelo poder público nos anos de 2007 e 2008, escutava do empresariado a necessidade de caminharmos mais rápido e consistente em direção do desenvolvimento, naquele momento eu atuava com funcionário público municipal e me intrigava esse discurso sobre a necessidade de rapidez e foco apresentados pela iniciativa privada, lembro claramente de um empresário afirmando de forma clara e incisiva “temos que ser mais rápidos, o empresariado não suporta mais a lentidão dos governos...”.

Hoje, atuando exclusivamente na iniciativa privada, como consultor e empresário, compreendo melhor essa demanda e percebo que não podemos sustentar nosso crescimento apenas nos poucos investimentos públicos e no direcionamento político sem objetividade e estratégia.

É cada vez mais urgente, que toda a sociedade compreenda seu papel e seus caminhos em direção do desenvolvimento, só seremos maiores, mais ricos e mais fortes quando estivermos cientes da direção que devemos tomar e todos possamos caminhar juntos, assumindo as consequências e desfrutando os benefícios das melhorias alcançadas, e isso tem que ser feito cada vez mais rápido, não podemos esperar mais. 

Ficaremos melhores e mais independentes quando formos mais educados, mais rápidos, mais competentes, mais alimentados, mais saudáveis, mais criativos, mais matemáticos, mais controlados financeiramente, mais conscientes ambientalmente, enfim, mais politizados..., devemos optar por sermos “mais” e a consequência dessa escolha será a melhoria da qualidade de vida, caso contrário continuaremos reféns da pobreza. 

Alguém sabe dizer qual nossa estratégia de crescimento e o que estamos fazendo para chegar lá?

Adm. Pierre Januário
Sócio diretor da i3Projetos, Planejamento, Consultoria e Gestão (www.i3projetos.com), Investor Negócios (www.investornegocios.com.br). Administrador, Me. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Crianças na rua

Hoje vi duas supostas mães com uma criança de aproximadamente quatro anos na rua pedindo esmola, as mulheres colocavam criança para fazer o pedido de dinheiro aos passantes, alegando precisar de uma pomada para curar uma ferida em sua perna. 

Pensei, isso não é ilegal? Conta a lei?

À frente vi um agente de trânsito multando veículos estacionados irregularmente,  novamente pensei,  estacionamento ilegal o governo fiscaliza e penaliza, por que o abuso contra crianças não é fiscalizado e penalizado? Será que apenas os pais tem culpa? Não deveria o Estado garantir saúde, segurança e educação? Por que aquela criança pedindo esmola na rua não foi conduzida pelo Estado para um posto de saúde para cuidar de suas feridas e depois conduzida à uma escola? Por que a ação ilegal contra a pessoa não foi impedida ou fiscalizada pelo Estado?

Vi apenas a preocupação com o material,  com as coisas e nenhuma com o ser humano.

É o Brasil da copa.

sábado, 19 de abril de 2014

A bolha imobiliária vai estourar?

Bolha imobiliária está se espalhando e vai estourar após a Copa, diz Sr. Dinheiro http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/3286531/bolha-imobiliaria-esta-espalhando-vai-estourar-apos-copa-diz-dinheiro

terça-feira, 18 de março de 2014

Recuperando uma empresa - Gestão e liderança de pessoas na prática: O caso da Giroflex Forma

Este vídeo fala sobre liderança, a gestão de empresas adquiridas, o desafio de reconstruir uma empresa comprada com os número em declínio, o desafio de transformar uma empresa que estava em situação ruim e foi vendida e transformada em uma empresa campeã. Comprar na baixa e transformar a empresa é um grande desafio. É bom aproveitar essas oportunidades.
Vale assistir. Abraços.
Adm. Pierre Januário.




quinta-feira, 6 de março de 2014

Por que comprar uma empresa em funcionamento?

O mercado se apresenta para novos e experientes empreendedores, de forma desafiadora e por vezes predatória, abrir uma nova empresa, “do zero” como afirma o dito popular é uma tarefa hercúlea, desgastante e longa, sem garantias de pleno sucesso. Os instrumentos administrativos e de planejamento tem como função principal minimizar os riscos envolvidos nestes projetos, porém não poderão eliminar à todos. Têm-se como alguns desafios: conquistar clientes, compreender a política fiscal e tributária dos governos federal, estadual e municipal, pagamentos de taxas e contribuições, comunicar-se com os propensos clientes através do marketing, desenvolver bons fornecedores, recrutar / contratar e treinar funcionários, aluguel / compra e reforma de imóveis, gerenciamento de estoques, formação de preços, desenvolvimento de promoções, relacionamentos bancários, financiamentos, enfim ...., é um cardápio grandioso, por vezes não observado por novos profissionais, sem a devida disciplina para a missão.

Uma alternativa para superar estes obstáculos é adquirir uma empresa já em funcionamento, com alguns anos de operação e em condição de disputar o mercado com vantagens competitivas frente aos novos concorrentes que se apresentam no mercado. Esta decisão, de comprar uma empresa em funcionamento, deve ser considerada a partir de algumas premissas, quais sejam: 


  • (a) tempo de operação, 
  • (b) reconhecimento e participação no mercado, 
  • (c) quantidade e qualidade de funcionários atuais, 
  • (d) aceitação de produtos, 
  • (e) margem de lucro líquida e retorno financeiro sobre o investimento, 
  • (f) tamanho e duração de passivos, 
  • (g) perspectivas do mercado em atuação, e 
  • (h) riscos envolvidos, dentre outros aspectos.

A compra de empresas em operação diminui o tempo do novo proprietário com questões burocráticas e energia para entrada do mercado, permitindo focar a atenção em questões estratégicas, tais como: 


  • (i) atendimento e fidelização dos clientes, 
  • (j) gestão financeira de ativos, passivos e fluxos de caixa, 
  • (l) manutenção e desenvolvimento de novos produtos, 
  • (m) estratégias comerciais para expansão... 


Enquanto em um cenário a energia é investida na entrada no mercado, no outro será na manutenção e crescimento dos negócios. Busca-se então aumentar os resultados financeiros.

Riscos estão presentes em todas as operações, tanto em novos negócios, quanto em empresas em funcionamento, mas poderão ser minimizados, mitigados ou eliminados, com assessorias técnicas de profissionais e consultorias qualificadas.

É importante, também, a busca por formação executiva especializada, devendo o empreendedor / empresário / administrador estar envolvido em todas as etapas dos processos, assumindo diretamente algumas delas e delegando outras, sempre olhando seu gado, pois o “...olho do dono é que engorda o boi...”.

Adm. Me. Pierre Januário.
Sócio diretor da i3Projetos, Planejamento, Consultoria e Gestão (www.i3projetos.com), Investor Negócios (www.investornegocios.com.br). Administrador, Me. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Movimat Nordeste traz grandes oportunidades de negócio à cadeia logística

Evento inédito na região contempla múltiplos setores, da armazenagem à distribuição.

O crescimento da economia brasileira depende da ampliação dos investimentos em logística, reduzindo custos desde a chegada e a estocagem da matéria-prima à distribuição do produto ou serviço aos pontos de venda. O desafio de reunir os fornecedores de produtos e serviços do setor em um só lugar, montando um ambiente propício à geração de novos negócios, foi aceito pela Reed Exhibitions Alcântara Machado em 2014. De 25 a 28 de março, será lançada a Movimat/Transporte & Logística Nordeste - Feira Internacional de Intralogística e Transporte, em Pernambuco.

Serão 12 mil metros quadrados de área, com 100 expositores. Trata-se do maior e mais completo evento do setor de logística, com a presença de representantes de grandes marcas das áreas de armazenagem, elevação, automação, embalagem e empilhadeiras, a ser realizado estrategicamente no Galpão 7 do Cone Multimodal, no complexo de Suape, o coração da economia de Pernambuco. Suape é reconhecido como o melhor porto do Brasil, segundo pesquisa feita pelo Instituto Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain); o melhor porto público do país, pela Coppead/UFRJ; e o maior pólo de investimentos do Brasil pela Revista Exame.

“Um dos grandes gargalos do Nordeste é a estrutura de transporte e logística. A vinda da Movimat Nordeste irá possibilitar o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor e diminuir o custo, beneficiando assim toda a região”, destacou Tatiana Menezes, diretora executiva da Reed Alcântara no Nordeste. No Maranhão, a Reed Exhibitions tem como parceira a Escola de Negócios Excellence (ENE), centro de desenvolvimento de executivos de referência no mercado estadual. “Logística hoje é imprescindível. Os detalhes, o tempo, eficiência e respostas completas aos cliente são fundamentais para sobrevivência da organização. Uma boa logística com cadeia bem definida, controles e processos integradas reduz o lead time; com isso, a empresa aumenta seu lucro e reforça sua marca”, detalha Ricardo Carreira, consultor e especialista na área. Para o estado continuar crescendo e progredindo, é preciso ganhar competitividade no mercado nacional, e quanto a produtos e serviços logísticos a Movimat/Transporte & Logística Nordeste é o melhor local para conhecer as novidades do setor, entrar em contato com grandes fornecedores e fechar negócios.

Segundo dados da Movimat São Paulo, 86% do público estão à procura de novas oportunidades de negócios; 78% consideram o evento completo e não direcionado a apenas um setor; e 69% têm interesse em adquirir novas tecnologias. Entre os expositores, 91% estão satisfeitos com a divulgação e campanha de Marketing e 65% superaram as próprias expectativas e se surpreenderam com os resultados obtidos. Esses números mostram o excelente reconhecimento que a feira tem no Sudeste e a expectativa é que o sucesso se replique na região Nordeste.

“Desde que começamos a divulgar a vinda da feira, está sendo criada uma grande expectativa”, afirma Fernando Trigueiro, presidente da Associação Nordestina de Logística (Anelog). “A diversidade de produtos é muito grande e apesar de observarmos tudo, temos o foco de sair com negócios fechados, pois as condições ofertadas são excelentes.” Paralelamente, ocorrerá o II Seminário Nordestino de Logística/Movimat, que reunirá grandes especialistas do setor de Logística do Brasil, dos mundos executivo e acadêmico; e a Transporte & Logística Nordeste, feira voltada ao transporte de mercadorias e aos serviços logísticos, oferecendo produtos e serviços top destinados à cadeia de distribuição e fornecimento. Todos os eventos se complementam e a expectativa é que circulem um total de 5 mil pessoas.

Vale frisar que o credenciamento da imprensa para os dois eventos já está aberto no site do evento (www.movimatne.com.br) e será realizado até o dia 18 de março. Os jornalistas e assessores de imprensa terão acesso à Sala de Imprensa com toda a infraestrutura necessária para trabalho.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A construção e gerenciamento de Projetos Públicos Sustentáveis

Prof. Me. Adm. Pierre Januário.

Tem-se falado muito de “Projetos Sustentáveis” de “Desenvolvimento Econômico Local” e de “Melhoria da Qualidade de Vida”, mas para que um projeto seja classificado desta natureza, vários itens precisam ser atendidos pelos agentes elaboradores e executores.

Dentre estes, destaco a necessidade envolvimento da sociedade na concepção dos projetos e na identificação das demandas mais emergenciais, os poderes públicos responsáveis pela execução destes projetos precisam escutar e envolver a sociedade em todos os momentos dos projetos, deste a sua concepção até sua execução, monitoramento, avaliação e encerramento dos trabalhos.


Um dos riscos da negligência deste contato/relacionamento é atender demandas legitimas, porém, não relacionadas com a melhoria da qualidade de vida da população mais carente e em condição de risco social que demandem uma maior atenção do poder público.

As análises destas realidades exigem profissionais de conhecimentos distintos, amplos e conectados com os diversos ambientes que os cercam, tais como: mercados financeiros, marcos legais, tecnologia, macroeconomia, saúde, saneamento, educação e dentre outros...

Estes profissionais devem construir diagnósticos que consigam apontar caminhos e alternativas alinhadas com as demandas das comunidades e aos critérios técnicos que as soluções exigem, logo, não são apenas Assistentes Sociais e Engenheiros, mas também Administradores, Economistas, Contabilistas, Geógrafos, Ambientalistas, Arquitetos, Advogados, Jornalistas, Sociólogos, Pedagogos, Médicos, Enfermeiros, Historiadores..., capazes de conectar conteúdos, realidades, desejos e necessidades diferentes com um fim comum de melhorar, sustentar e desenvolver.


Outros itens também precisam estar presentes, como: transparência, prestação de contas, desenvolvimento de fornecedores locais, otimização de recursos financeiros, aproveitamento de vocações, alinhamento estratégico, dentre outros, no entanto esta breve análise considera como um fator primordial a capacidade, desenvolvimento e manutenção da comunicação dos gestores públicos e técnicos com a sociedade/comunidade local impactada pelos projetos, na certeza de construir um mundo melhor.

Prof. Me. Adm. Pierre Batista Moraes Januário
Administrador, Me. Gestão Empresarial, MBA Gerenciamento de Projetos, Esp. Desenvolvimento Econômico Local, Esp. Gestão de Negócios, Professor de Comércio Exterior / Finanças / Gestão de Projetos e Desenvolvimento Econômico Local. Presidente do Sindicato dos Administradores do Maranhão, atua nas empresas i3Projetos, Investor Negócios, PG Soluções e Conexão Cursos Profissionalizantes.