quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CÂMBIO - Câmbio traz preocupação

A forte desvalorização do dólar não está causando dor de cabeça apenas aos exportadores, mas também à equipe econômica do governo.

Ontem, a moeda americana encerrou o dia cotada a R$ 1,734 para a venda, com queda de 0,76% em relação à véspera. O valor está abaixo do limite que a equipe do ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera aceitável para a economia: R$ 1,85.

Na avaliação da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Prazeres, o dólar está muito barato. "A taxa de câmbio atual não está em um nível de conforto para o exportador brasileiro", afirmou. Ela ressaltou que a moeda norte-americana desvalorizada afeta a balança comercial nos dois sentidos. "Favorece as importações, aumentando a competitividade com os produtos brasileiros, e prejudica as exportações, deixando os produtos nacionais mais caros lá fora", explicou.

Fora do país, a Organização Mundial do Comércio (OMC) finalmente atendeu o pedido feito pelo governo brasileiro no ano passado e marcou para 27 e 28 de março, em Genebra, na Suíça, um seminário internacional para tratar da relação entre taxas de câmbio e comércio global. Enquanto isso, o governo tenta encontrar uma saída para evitar a queda livre do dólar. A desvalorização da moeda contribuiu fortemente para a desaceleração no crescimento da atividade industrial de 10,5% em 2010 para 0,3% em 2011.

Novas regras

"Uma série de medidas para estimular as exportações estão em estudo e elas serão anunciadas até março", disse Tatiana. Além disso, novas regras cambiais estão em discussão no Ministério da Fazenda e o resultado negativo da balança comercial de janeiro fará com que os demais ministérios busquem alternativas para melhorar as vendas nacionais no mercado externo. "O financiamento às exportações é um componente importante a ser adotado. Também estamos buscando a simplificação das exportações e fazendo com que as empresas de menor porte também passem a exportar", adiantou.

Fonte: Correrio Braziliense (2/2/2012)

Nenhum comentário: