28/01/2012 10:07
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A obra é resultado de um ano de levantamentos de dados sobre o comércioexterior e de entrevistas com representantes de mais 30 empresas ligadas á importação e exportação de produtos. O estudo foi feito por amostragem. Os dois pesquisadores analisaram dados do processo de exportação de três produtos - soja, alumínio e ferro gusa - e de importação de um quarto produto - fertilizantes - para entender como estes produtos saem ou chegam ao país pelos portos maranhenses.
"Escolhemos as quatro cadeia mais representativas para o Maranhão. Para fazermos o estudo medimos tempos e movimentos de todo o processo de transporte das zonas produtoras até o embarque no caso das exportações e do desembarque até a entrega ao cliente, no caso das importações", explicou Rogério Parente.
O Maranhão é o terceiro estado nordestino a ser pesquisado pelo grupo de pesquisadores e entre as principais conclusões apresentadas na obra é que, em termos percentuais, o Ceará e o Rio Grande do Norte, apresentam o mesmo grau de perdas no processo de comércio exterior.
"No Maranhão o custo extra provocado por entraves ou ineficiências do sistema de comércio exterior no Maranhão levam a perdas equivalentes a 2,7% da corrente de comércio exterior, algo em torno de US$ 95 milhões ao ano ao se extrapolar o resultado para todas as cadeias de comércio exterior que operam no estado. No Ceará as perdas são da ordem de 2% e no Rio Grande do Norte é de 4,2%", comentou Leopoldo Nunes.
"Isso não quer dizer perda por desembolso de recursos. Boa parte deste dinheiro é equivalente a gastosevitáveis e bastam alguns ajustes em processos como a pesagem das mercadorias exportadas ou importadas para citar apenas um", completou.
A obra é resultado de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Fiema e o Maranhão foi o terceiro estado nordestino a ter sua cadeia logística de comércio exterior analisada pelo grupo de pesquisadores.
Pierre Januário
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