Conheci a ferramenta e achei fantástica. Vale conhecer e desenvolver estrategias de COMEX à partir destas informações. Adm. Pierre Januário.
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13/07/2015
FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL IDENTIFICA GRUPOS DE
BENS E SERVIÇOS, E SETORES COM MAIOR POTENCIAL PARA PRODUTOS BRASILEIROS
Está disponível para consulta dos empresários brasileiros
uma ferramenta virtual de inteligência comercial, que identifica e define
mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como oportunidades
setoriais (em subgrupos de produtos) para diversificação da pauta exportadora –
o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais. O produto é parte do
Plano Nacional de Exportações, lançado no dia 24 de junho pelo ministro da
Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e que
traça políticas internas e prioridades para alavancar as exportações do país
até 2018.
O Mapa foi construído a partir das diretrizes da Secretaria
de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, e utilizou metodologia desenvolvida pela
equipe de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção da Exportação
e Investimento (Apex-Brasil), que também considerou as prioridades apontadas
por entidades representativas do setor privado. A ferramenta virtual
georreferenciada se destina a subsidiar dois importantes eixos do Plano:
“Diversificação de Destinos das Exportações Brasileiras” e “Diversificação da
Pauta de Exportação Brasileira”.
Os 32 mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações
foram definidos a partir de estudos de inteligência comercial e estão expressos
no Mapa Estratégico, que apresenta países e blocos com grandes oportunidades
para produtos e serviços brasileiros. A seleção final levou em consideração
variáveis macroeconômicas como mercado consumidor, desempenho econômico recente,
projeções para os próximos anos e volumes de importação.
“A inteligência comercial é uma ferramenta fundamental para
que as empresas brasileiras aumentem a presença nos 32 mercados selecionados no
Plano. É importante destacar que este mapa estratégico se constitui em
instrumento de grande importância para que as empresas que já exportam, ou que
pretendem acessar a mercados externos; em especial as de pequeno e médio porte,
que disporão de dados para planejar e executar sua atividade exportadora”, avalia
o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.
O Mapa Estratégico está disponibilizado de forma interativa
no site da Apex-Brasil pelo link
http://geo.apexbrasil.com.br/Oportunidades_Comerciais.html.
Na ferramenta online, em formato de mapa-múndi e de acesso
livre a qualquer internauta, é possível identificar quais países do mundo
oferecem melhores possibilidades de comércio, conforme o produto ou serviço. Os
países são divididos em quatro categorias: de manutenção do espaço já
conquistado; de consolidação no mercado em que estão inseridos; de recuperação
de espaço perdido para concorrentes em anos recentes; e de abertura em mercados
ainda não acessados por setores competitivos das exportações brasileiras.
“A nossa intenção é que todo empresário que queira exportar
consiga ter acesso à informação de que precisa da forma mais prática possível.
Ele precisa enxergar o mapeamento online como um primeiro passo rumo à
comercialização de seus produtos no exterior”, afirma o presidente da
Apex-Brasil, David Barioni.
Fonte: http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/MAPA-VIRTUAL-DISPONIBILIZA-INFORMACOES-SOBRE-32-MERCADOS-
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